A saúde é algo tão singular onde cada utente é um caso unico e especial. Por isso qualquer sistema de saúde lida com a complexidade da eficiência e risco humano no atendimento ao paciente. O MedicineOne desenhado para agilizar os processos dentro de qualquer organização, permite aos médicos e a todos os profissionais de saúde, a partilha de dados preparado para reduzir o risco de erro e apto para gerir toda e qualquer unidade de saúde.

MedicineOne

MedicineOne

A 2wpm representa e dá suporte a MedicineOne

Solução de Gestão Integrada para área da saúde

A 2wpm, representa comercialmente e técnicamente o software vocacionado para a área profissional da saúde – MedicineOne.

Na mesma óptica de procura de soluções inteligentes, altamente competentes e profissionais para as empresas, a 2wpm viu no MedicineOne a mesma qualidade de resposta para o sector da saúde que a Primavera Software providencia para o sector empresarial.

Uma parceria estratégica foi assim desenvolvida no sentido de responder ás carências de tecnologias da informação existentes nos profissionais do sector. 

O MedicineOne é uma solução de gestão clínica integrada, com capacidade de responder às necessidades das mais variadas instâncias médicas que vão desde o pequeno consultório a Unidades Hospitalares e Sistemas de Saúde Públicos. 

Construído de uma forma modelar, é adaptável a diferentes profissionais da área e possibilita a construção de um processo clínico electrónico que abrange todas as áreas inerentes como o documentativo, históricos clínicos, consultas, prescrições farmacêuticas, agendamento e estatísticas. 

De entre várias características únicas que o sistema de gestão MedicineOne possui, queremos evidenciar as seguintes: 

  • Única solução privada na área de saúde que contém integralmente a Base de Dados do Simposium Terapêutico. Esta informação está directamente ligada ao processo de consulta médica na área de prescrição assistindo o médico com a melhor informação disponível actualmente.
  • Única solução privada certificada para a emissão de receitas electrónicas incorporadas nas unidades de saúde utilizadoras no sistema nacional de conferência de receituário do IGIF.
  • Sistema de Facturação e Contabilidade totalmente vocacionado para as complexidades burocráticas e financeiras deste sector. 

AdministrrativoTudo começa e acaba aqui...
O trabalho desenvolvido pelo pessoal administrativo é também um elemento de suporte a toda a actividade clínica. O MedicineOne disponibiliza para estes um conjunto rico de funcionalidades que lhes permitirão executar de forma mais eficiente cada uma das suas actividades. A gestão do ficheiro de utentes é assegurada aqui, permitindo um suporte completo ao cartão nacional de utente, ligação ao SINUS, SONHO e CPC-HS.

Aqui pode também gerir as agendas de marcações de pessoas, espaços ou equipamentos. Cada pessoa pode ter horários de trabalho e locais diferentes em cada dia da semana, dias de folga e dias de serviço de urgência e por isso a agenda fornece informação visual que lhe permite ver onde existem espaços livre para marcação. A consulta permite apresentações diversas: um dia, uma semana, um mês ou por exemplo, as próximas 4 quartas-feiras. Disponibiliza também funções como: procurar vagas, imprimir marcações e/ou enviar por email, gerir listas de espera, transferências, etc.

O módulo administrativo permite também a emissão de diversos tipos de documentos e garante a gravação dos mesmos em formato PDF em repositório documental. Gere ainda toda a actividade de facturação e de gestão de contas correntes de utentes e outras entidades.

ClínicoClínico

O módulo clínico é um dos pilares da solução. Neste módulo, os médicos encontram um completo e bem organizado processo clínico que permite um acesso rápido a todas as informações. Aqui poderá fazer a gestão de todos os seus contactos e episódios com os utentes, podendo contar com um sistema de apoio inteligente à codificação para a informação SOAP, codificar os problemas de saúde usando em simultâneo mais que uma classificação internacional (ICPC II, ICD 9, ICD 10). Emitir as baixas em papel ou electronicamente, registar as terapêuticas, antecedentes, biometrias, análises e MCDTs, etc.

Além da informação base do processo clínico, o MedicineOne disponibiliza ainda fichas para diversas especialidades e permite a exportação da informação registada para sistemas externos como o DiabCare.

Para tornar o seguimento clínico dos utentes mais efectivo o MedicineOne dispõe de uma ferramenta de definição visual de diversos protocolos que podem ser associados de forma automática aos utentes. Depois de associados, a solução passa a emitir alertas para as actividades que não foram realizadas em cada utente.

O MedicineOne disponibiliza ainda aos profissionais de saúde a mais completa base de dados do medicamento, reunindo informações do Infarmed, Edições Simposium e IMS Health. Esta base de dados actualizada regularmente disponibiliza além da informação base do medicamento, as suas monografias, alertas de interacções, contra-indicações, interferências com análises clínicas, etc.

Uma grande cuidado foi também colocado na protecção da informação registada: o MedicineOne não permite alterações a registos por terceiros, implementa um tempo de tolerância para alterações e permite a marcação de registos como confidenciais.

EnfermagemEnfermagem

As equipas de enfermagem desempenham um papel fundamental na prestação dos cuidados de saúde e por essa razão o MedicineOne disponibiliza um módulo concebido especificamente para o seu trabalho. A versão portuguesa da classificação Internacional em Prácticas de Enfermagem (CIPE) está embebida dentro da solução e permite uma adequada codificação de todas as actividades de enfermagem.

O sistema de definição e controlo de protocolos permite a criação de vários planos de vacinação adequados aos anos de nascimento de cada utente e permite a emissão de convocatórias para vacinação e um eficaz controlo das vacinas que não foram ministradas.

Todas as actividades de ensino, educação, registo de dados de biometria, saúde materna, saúde infantil e planeamento familiar estão também acessíveis às equipas de enfermagem.

O MedicineOne disponibiliza ainda para as equipas de saúde que efectuam consultas domiciliárias uma versão Pocket PC que permite levar as informações das famílias a visitar e registar as actividades efectuadas posteriormente efectuar a sua transferência para a base de dados central.